Seja por causa do desemprego ou somente pela oportunidade de trabalhar de forma autônoma, os empregos informais aumentaram nos últimos anos e quem se cadastra como pessoa jurídica, acaba saindo na frente.

Você também tem dúvidas sobre este assunto? O Consórcio Magalu mostra como é simples ser MEI e quais são as vantagens.

Primeira coisa, você sabe o que é um MEI? Não? A gente explica!

O microempreendedor individual é uma pessoa que trabalha por conta própria, ou seja, de forma autônoma e que se formalizou. Tornando-se, assim um empresário.

Geralmente, quem se formaliza como MEI desempenha alguma atividade a partir da sua casa, de um pequeno escritório ou presta serviços diversos pessoalmente ou pela internet.

Para se enquadrar nessa categoria, o microempreendedor deverá ter um faturamento que não ultrapasse 60 mil reais por ano.

 Vantagens de ser um MEI

1 – Custo para abertura de CNPJ

Esta é a principal vantagem! Não há custo para abertura de CNPJ como MEI, basta acessar o site Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br/) e seguir o passo a passo. É simples, rápido e totalmente seguro.

Lá, você tem acesso a todas as informações que precisa, inclusive visualizar e baixar a guia mensal de recolhimento de imposto (DAS), que é o pagamento mensal obrigatório a todo microempreendedor individual.

Outra vantagem é que você mesmo consegue fazer a emissão de suas notas fiscais, basta fazer o cadastro no site da Prefeitura-Nota do Milhão (nfe.prefeitura.sp.gov.br/), se dirigir a uma sub-prefeitura para liberação do acesso a emissão de notas fiscais.

2- Me tornei MEI, não terei mais acesso aos direitos previdenciários?

Claro que tem! O microempreendedor também tem acesso aos direitos previdenciários como: auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

3- MEI pode ter plano de saúde?

Sim, com toda certeza. Há a possibilidade do MEI ter acesso a um plano de saúde empresarial, que tem valores mais em conta do que um plano individual. Também é possível incluir dependentes no plano de saúde para MEI.

4- Você sabia que o Microempreendedor tem facilidades para obter crédito?

O empreendedor registrado como MEI pode conseguir crédito mais fácil e com taxas diferentes em alguns bancos. Essas taxas geralmente são menores para incentivar o microempreendedor, facilitando o acesso ao crédito.

5-Quem é MEI pode fazer cursos gratuítos!

Instituições de incentivo ao empreendedorismo, como o SEBRAE e outras oferecem essas ferramentas para o MEI desenvolver-se profissionalmente.

Vale lembrar de que, para alguns cursos são cobrados valores de matrícula. Por isso, sempre fique atento às informações sobre gratuidade e valores respectivos.

 

O MEI possui muitas vantagens e é uma opção bastante interessante para quem deseja trabalhar por conta própria ou empreender. A categoria nasceu para legalizar a situação de muitos empregados e, atualmente, pode ser uma boa oportunidade para muitos que desejam empreender.

Caso queira começar a empreender ou formalizar-se, vale a pena verificar se o que você deseja fazer pode ser enquadrado como MEI. O processo é simples, rápido e pode lhe abrir muitas portas.

E aí, pensando em formalizar o seu pequeno negócio? Essa é a melhor solução para se estruturar e ter uma segurança financeira daqui para frente.

O Consórcio Magalu pode ajudar você, pequeno empreendedor, a impulsionar o seu negócio. Vem saber mais! Baixe o nosso app!