Se você acha que ser “multitarefas” significa produtividade, precisamos rever esse conceito. O nosso cérebro precisa de foco para conseguir se dedicar à certa atividade e isso significa concentração. Então leia as nossas dicas e aprenda a se concentrar no trabalho com a técnica Pomodoro.

Ser produtivo é investir tempo em algo bem feito, isso aumenta a qualidade do seu trabalho e a agilidade de entrega, além de diminuir o stress por ter que corrigir ou fazer de novo algum trabalho por conta de algum detalhe que você deixou passar na pressa.

Além disso, ter concentração para executar uma tarefa bem feita pode ser bem complicado, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, que fez parte do livro The Mind of The Leader (A Mente do Líder), mostrou que 73% dos líderes no ambiente empresarial ficam distraídos na maior parte do tempo da sua rotina de trabalho.

Por isso trouxemos a técnica chamada Pomodoro, que está conquistando cada vez mais os ambientes corporativos e estudantes por proporcionar concentração e auto reconhecimento.

 

Como aplicar a técnica pomodoro?

  1. Planeje o seu dia

Defina, antes de qualquer coisa, todas as tarefas que você precisa executar no dia. Desde as mais simples como “Checar as confirmações de email” até tarefas complexas que demandam tempo.

  1. Defina prioridades

Defina quais tarefas são mais importantes, crie um quadro de prioridades e separe em quatro níveis:

Tarefas importantes e urgentes (Q1): atenção para essas tarefas, são aquelas precisam ser executadas rapidamente e envolvem pressão e resultados.

Tarefas importantes e não urgentes (Q2): são atividades complexas, que exigem concentração, mas estão planejadas e com prazo.

Tarefas não importantes e urgentes (Q3): tarefas importantes, mas que podem facilmente ser delegadas para outras pessoas.

Tarefas não importantes e não urgentes (Q4): atividades pouco relevantes, de lazer ou que não demandam concentração. Deixe essas para os momentos de pausa.

  1. Estabeleça pequenas tarefas para o seu dia

Sempre que uma tarefa demandar muito tempo e precisar ser realizada em etapas, separe-a em pequenas tarefas e chame de “Projeto”. Dessa forma você não perde a concentração e pode realizar cada etapa com a calma e concentração que precisa.

Você pode utilizar aplicativos como Todoist para organizar as tarefas e projetos. Além de criar listas diárias que vão te ajudar a executar a técnica Pomodoro.

  1. Como funciona a regra dos 25 minutos

Muito simples. Você vai executar uma tarefa sem interrupções por 25 minutos. Não vale olhar o celular, conversar com o colega, trocar de música. São 25 minutos concentrados em uma única tarefa.

Quando finalizar o período de 25 minutos, mesmo que sua tarefa esteja pela metade, faça uma pausa de 5 a 10 minutos. Aproveite para fazer coisas que não estejam relacionadas ao trabalho que você estava realizando.

Realize o processo 4 vezes (25 minutos de trabalho e pausa de 5 a 10 minutos), e então realize uma pausa de 30 minutos para um lanche, uma ligação ou algo mais demorado.

Dica de Ouro: o segredo da produtividade de Barack Obama e Steve Jobs

Quer saber como Barack Obama e Steve Jobs conseguiam decidir e pensar em tantas coisas importantes? Elimine decisões menores do seu dia-a-dia. Já parou para pensar no trabalho que dá escolher a roupa do trabalho todos os dias ou escolher o que comer no café da manhã?

“Você pode ver que eu só uso ternos cinzas ou azuis. Não quero ter que decidir o que vou comer ou vestir porque tenho muitas outras decisões para tomar”, explicou Obama. Steve Jobs também usava todos os dias uma calça jeans com uma blusa preta de gola alta.

Basta eliminar pequenas decisões do seu dia, para ganhar tempo e saúde mental para realizar decisões mais complexas com mais leveza e evitar a “fadiga de decisão”.

 

Nós de Consórcio Magalu temos como prioridade auxiliar na sua vida financeira, e a produtividade de forma saudável é uma forma importantíssima de aumentar os rendimentos.

Vai experimentar a técnica? Conte para nós a sua experiência.